COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO EM ONDAS NO MS PROJECT

“Onda, onda, olha a onda…”

 

O planejamento em ondas é também conhecido como “Wave Planning” ou sonho de consumo do GP rs. Mas, vamos ao que interessa rs…

O planejamento em ondas consiste em detalhar o projeto em fases, no momento em que o GP aumentar o seu conhecimento no projeto, ele vai detalhando as fases seguintes até que seja possível ter uma visão global do plano.

Muitas vezes o projeto já tem algumas fases em execução e o seu planejamento ainda não foi finalizado. Esse tipo de planejamento é muito utilizado em projetos de inovação e/ou pesquisa, visto que o nível de abstração no começo do projeto é muito grande.

Como eu disse anteriormente, esse tipo de plano é o sonho do GP, e sabe por quê? Porque o plano acaba sendo muito mais assertivo por ser elaborado durante a execução do projeto.

Em contrapartida esse tipo de planejamento é pouco aceito pelos patrocinadores, e sabe por quê? Porque dependendo da abordagem dada pode parecer a assinatura de um cheque em branco.

Nos projetos em que eu atuo é bem complicado “vender” a ideia do Wave Planning, porém na prática é o que acaba acontecendo em alguns casos, massssssssssssssss sem a possibilidade de alteração da data de término do projeto que muitas vezes é imposta por uma premissa comercial ou exigência do cliente. É como se eu pudesse mexer no “recheio” do cronograma desde que não gere impacto no término do projeto.

E como podemos demonstrar o planejamento em ondas no MS-Project?

É simples, bem simples, da mesma forma como eu vou agregando detalhes ao meu plano, eu vou agregando informações a minha linha de base. Eu não sobreponho totalmente a linha de base já criada, mas gero uma linha de base para as atividades adicionadas.

Isso me permite manter a “foto” original do plano para as atividades já em execução, além de permitir a definição da linha de base dessas novas fases.

Abaixo os passos para a elaboração do planejamento em ondas:

  • Cada onda trate como uma atividade sumário no Project;
  • Elabore o plano das ondas iniciais, salve a linha de base do projeto normalmente;
  • Adicione as novas ondas;

 

001

  • Repare que a Onda 2 eu não tenho início e término da linha de base definido;
  • Para salvar a linha de base selecione as atividades da Onda 2 e faça o seguinte caminho:
    – Menu Projeto, opção definir linha de base;
    – Selecione a opção “Tarefas selecionadas”;
    – Selecione a opção “Para todas as tarefas resumo”;

002

  • Clique no “OK”;
  • O Project emitirá um alerta falando da sobreposição da linha de base, confirme a ação;
  • Nesse momento o Project salvará uma nova linha de base, apenas para as atividades selecionadas e irá sobrepor a linha de base das atividades resumo relacionadas a nova onda, ou seja, ele irá sobrepor a linha de base da atividade “pai” da Onda que foi incluída;

Com essa ação bem simples, é possível efetuar o planejamento em ondas e ainda acompanhar o desempenho físico e/ou financeiro de cada uma delas.

Eu faço dessa forma, faz sentido para você? Deixe seu comentário e compartilhe a sua visão.

Um forte abraço e “cuidado senão o tubarão vai te pegar “rs.

 

Fonte: Projetizando

%d blogueiros gostam disto: