Quero que minha empresa tenha uma intranet, e agora?

Caso você tenha interesse em implantar uma intranet em sua empresa, segue alguns passos que precisam ser lembrados para que sua intranet seja um caso de sucesso!

  • Implantação – a implantação da intranet gera um custo para a empresa, pois para que seja feita ou deve ser contratado um profissional que tenha experiência na montagem de páginas para a internet, preferencialmente que já tenha feito intranet de alguma empresa ou a contratação de empresas especializadas no assunto, como a Project Manager, por exemplo.
  • Necessidade – qual a necessidade da sua empresa? O que você gostaria que seus funcionários soubessem? Quais informações reduziriam tempo no cotidiano? Essas e muitas outras questões são essências na montagem de uma intranet, pois precisa saber a real necessidade da empresa. Para isso o ideal seria uma pesquisa com os funcionários e com as áreas, para entender quais são as maiores dúvidas e que poderiam ser facilmente explicadas através da intranet.
  • Linguagem – Nesse ponto já temos quem montará a intranet, o que queremos que esteja contido nela, mas outro ponto importante é a linguagem e forma que ela terá. Devemos lembrar o ramo da empresa, quais cargos existem nela, para que assim seja uma informação entendida por todos. Caso somente a parte administrativa de uma empresa tenha acesso e todos são bons usuários da informática, ela poderá ter uma “cara” e uma linguagem, se nessa mesma empresa existam cargos de produção ou trabalho braçal, que não tenham domínio da informática, ela deverá ter uma forma mais simples tanto na linguagem como na sua apresentação.

Importante também é que a intranet não pode ser uma página que foi feita e esquecida, deve ser atualizada sempre, até para que os funcionários saibam que ao precisarem de algumas informações, é só acessá-la que encontrará lá!

 

%d blogueiros gostam disto: