15 DICAS RÁPIDAS DE USABILIDADE EM INTRANETS

Muito se fala sobre a adoção de práticas de usabilidade em sites internet, porém, quando as mesmas premissas não são adotadas em portais internos, muitos gestores não entendem o impacto causado na produtividade de sua empresa. Um exemplo claro é pensar que, em uma empresa de 90 funcionários, se cada colaborador desperdiça 2 minutos por dia procurando algum documento, significa que, por mês, é o mesmo que ter 2 semanas 100% improdutivas de uma pessoa. Por isso, reunimos nesse post 15 dicas simples e implementáveis para ajuda-lo a reduzir o desperdício de tempo e recursos em sua empresa:

Menu
Use um menu simples e objetivo para que o menu principal tenha no máximo 2 níveis e deixe os demais níveis nos menus contextualizados.
Home com informações dinâmicas
Monte uma home com informações que sejam constantemente alteradas e com serviços úteis ao usuário, como por exemplo: Noticias, Busca de Ramais, cardápio, etc.
Área para personalização do usuário
Crie na home uma área onde o usuário possa personalizar com as informações que mais acessa.
Padronização de navegação
Padronize a navegação do usuário em seu portal, defina uma estrutura que será utilizada em todo as páginas.
Mantenha sempre a mesma identidade para botões, tabelas, formulários, menus e ícones.
Filtro na busca
Ajude o usuário a encontrar seus documentos ou conteúdos desejados, a utilização de um filtro pode auxiliar muito nesta tarefa
Busca com overview dos documentos
No resultado da busca dê a possibilidade do usuário ter o maior quantidade de informações, fazendo assim que ele encontre o conteúdo desejado. Um overview no documento ou pagina pode ser muito útil nesse momento.
Últimos Documentos alterados
Últimos documentos alterados podem ser exibidos levando em consideração o perfil de cada usuário, mostrando os principais conteúdos para cada interesse.
Integração com sistemas – SSO
Faça com que o usuário tenha acesso a todos os sistemas necessários a partir de sua intranet, solicitando apenas um login.
Cores Claras – Visual Clean
A intranet é  uma ferramenta de trabalho para os colaboradores, e por esse motivo, devem ter um visual limpo e agradável.
Integração com Outlook
Integre seu portal com o Outlook de a possibilidade do usuário acessar seus e-mails, compromissos e tarefas por meio de sua intranet.
Quem é Quem
O recurso “Quem é Quem” é importante para integração dos colaboradores, e  pode ser utilizado para encontrar pessoas e buscar especialistas em determinados assuntos dentro da empresa.
Utilize o recurso de enquete para entender as necessidades e opiniões do usuário referentes ao Portal.
Cores para identificar áreas do site
Utilize cores para identificar as áreas do site, esse recurso pode ajudar o usuário a identificar as informações de forma mais rápida.
Sub-Home
Use sub-homes para agrupar conteúdos de uma área com grande quantidade de informações, como: Recursos Humanos, TI e Noticias
Versionamento de Documentos
Dê a possibilidade dos usuários construírem documentos colaborativamente.
Recursos como controle de versão de documentos, check-in e check-out, criação de perfis de documentos e publicação, podem melhorar o fluxo de informações e trazer produtividade para a equipe.
Com a implantação dessas simples dicas, sua intranet fica muito mais simples e de fácil acesso para seus colaboradores!
Fonte: Conectt

 

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