Como posso promover meu portal SharePoint de forma correta na minha companhia?

Seguem abaixo algumas dicas de como aproveitar o seu portal e despertar o interesse dos colaboradores em utilizá-lo!

 

– Focando colaboração e comunicação: O SharePoint pode entender quais são as áreas críticas da empresa, quais informações desejam que circulem internamente, de que forma querem chegar às pessoas e qual é reação esperada deles. Por exemplo: Blog do Presidente (foco para comunicação). Notícias das áreas (foco em comunicação),  Espaço de reuniões (Foco em colaboração e comunicação), WikiPD (wiki para pesquisa e desenvolvimento).

– Focando indicadores: O SharePoint pode entender quais são as áreas críticas da empresa que deseja ter informações para tomar decisões. E para isto, com certeza precisará de um BI no seu portal. As vezes a melhor ferramenta é aquela que atende sua companhia em curto prazo e não longo prazo. E hoje sabemos que tempo é tudo, principalmente para decisões.

– Focando gerenciamento de conteúdo: O SharePoint neste caso teria vários exemplos: como uma Wiki (em todos os aspectos), Gerenciamento de projetos (controle de conteúdo por projeto), KB (Centro de documentos para controle de documentos únicos).

– Focando troca de conhecimento: O SharePoint pode dar foco total em redes sociais. Neste caso tem vários exemplos como: Comunidade na prática (controle de conteúdo, troca de conhecimento entre os envolvidos) e mostrar o que está acontecendo agora e principalmente se podem ou não melhorar algum processo interno como no RH. Exemplos como estes podem melhorar um existente que em primeira vista não existe uma métrica de forma tangível , entretanto sim com resultados diretos como reconhecimento.

– Focando inovação: O SharePoint pode dar foco total em inovação, exemplo simples: Gestão de Ideias, fazer com que seus colaboradores sejam gracitados por ideias e possam controlar o andamento delas.

– Focando treinamento: O SharePoint pode dar foco total em treinamento on-line, estamos falando claramente de e-learning, forma que qualquer colaborador possa aprender usando web2.0.

E você? Sabe de mais dicas para aumentar a usabilidade da ferramenta? Conte para nós!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: