O Gerenciamento das Comunicações e o Gerente de Projeto

É latente em cursos e palestras sobre Gerenciamento de Projetos, que a Comunicação é a responsável sobre a maioria dos fracassos em Projetos. E que o grande comunicador e/ou interlocutor desta comunicação é o Gerente de Projetos. Qual relação existe entre este problema latente e o seu principal responsável?

Uma pesquisa realizada pelo Computing Technology Industry Association- USA aponta a pobre comunicação como principal causa da falha em projetos (gráfico abaixo). Ricardo Vargas, em seu Podcast de 10/04/2012, endossa esta colocação ao apresentar os principais motivos para o fracasso de um projeto. Observamos então que a comunicação falha quando se acredita que apenas relatórios, reuniões e indicadores poderão dar conta de comunicar todas as variáveis necessárias para garantir o sucesso do projeto. Subestimar a necessidade da comunicação efetiva, pessoal, clara e objetiva pode tornar a comunicação pobre e ineficaz.

Gráfico 1 - Causas de falhas em projetos

Diversas literaturas relatam também, que o principal trabalho do Gerente de Projetos está em garantir a melhor comunicação entre os membros da equipe do projeto e com os demais stakeholders. Porém, pode o mesmo ter suas próprias deficiências em efetivar tal comunicação. Não se pode definir que o gestor extrovertido, ou aquele que faz bons relatórios fará um gerenciamento das comunicações eficaz. É necessário a este dedicar tempo, ter disciplina e planejamento para enriquecer a comunicação da equipe de projetos e aprimora-la com os demais stakeholders.

Por mais sólidos que sejam os conhecimentos dos gerentes de projeto, se eles não forem suficientemente efetivos em suas competências conversacionais como, por exemplo, o de escutar de forma mais efetiva, o de saber pedir, o de expor produtivamente, o de estabelecer e restabelecer compromissos, etc., seus resultados estarão comprometidos.” (ERON ANDRADE, 2012)

Fonte: Vencer.Info

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: