Como a Gestão de TI pode melhorar a dinâmica de uma imobiliária

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Muitos donos de imobiliária têm alguns destinos certos na hora de investir. É a nova filial, uma pintura nova na matriz, alguns móveis novos, um ar-condicionado para espantar o calor. Investir em infraestrutura é importante – afinal, aquele manjado ditado “casa de ferreiro, espeto de pau” não é muito bom para a imagem. Porém, um tipo de investimento cada vez mais importante e ao qual nem todas as empresas estão atentas é a gestão de TI nas imobiliárias.

A boa gestão tecnológica é importante para pequenas e grandes empresas. Todas elas precisam de uma estrutura, por mais simples que seja, para trabalhar e gerenciar as demandas de corretagem. Você começa usando computadores para e-mails, para acessar seu site e ter acesso a informações do imóveis e para algumas demandas fiscais. Na medida em que sua organização cresce, é preciso lidar melhor com o fluxo de caixa, com o cadastro das propriedades, com as negociações, as demandas de cada corretor e até com a apresentação dos imóveis.

A tecnologia é fundamental para o crescimento de uma imobiliária e reflete diretamente nos lucros. Se você investe pouco ou não investe em soluções tecnológicas, fica mais difícil crescer. Uma boa tecnologia de suporte à gestão de imobiliárias ajuda sua equipe a ganhar tempo. Você pode ver o andamento de cada negociação, qual é o tempo médio de uma venda, quais corretores podem conduzir mais negociações e quais processos devem ganhar prioridade. Dessa forma, você reduz o tempo de venda e melhora o aproveitamento dos seus recursos humanos.

Usar boas tecnologias traz mais controle para o gestor. Para saber se as coisas vão bem, você não precisa parar 10 pessoas. Com uma boa plataforma, é possível ver quais áreas da imobiliária são gargalos de recursos e quais delas são mais lucrativas. Qual time de vendedores bate as metas mais rápido? Que tipo de imóvel dá mais trabalho para ser vendido? Todas essas perguntas dão excelentes ideias para o dono de uma imobiliária.

O investimento também ajuda a dar conta da demanda em épocas de pico. Por exemplo, quando a imobiliária tem uma unidade no litoral e perto do período de verão, o site cai, sem motivos. Até o portal voltar, a unidade provavelmente perdeu muitas locações e negócios. Uma precaução é investir em equipes de TI para gerenciar a infraestrutura.

Cabe também destacar que a gestão de TI costuma viabilizar a inovação na imobiliária. Não se trata apenas de fazer as coisas de um jeito diferente e mais tecnológico, Mas de usar a tecnologia para melhorar processos e vender mais. Muitas imobiliárias pioneiras estão apostando em sistemas diferentes para apresentar imóveis usando tablets e smartphones. O resultado? Um processo de venda mais sofisticado e consultivo. Mais um motivo para compreender a relevância da tecnologia para a dinâmica de negócios do ramo.

 

Fonte: Administradores

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