Sete tendências no gerenciamento de projetos para 2015

clipp

 

O mundo e o mundo da gestão estão evoluindo muito rápido, e o gerenciamento de projetos segue a mesma tendência de adaptação a esta realidade.

De olho nestas mudanças listamos algumas tendências que estão se consolidando no gerenciamento de projetos, e que se ainda não afetam o seu trabalho e os resultados da sua organização os afetarão no curto prazo.

São elas:

1. A colaboração na nuvem

Já são muitas as opções de trabalho remoto e sincronizado com o uso da Internet, com ou sem software de gerenciamento de projetos. As redes colaborativas são as mais diversas e todas atendem aos requisitos principais do gerenciamento de projetos, que são a gestão de tarefas e de recursos; a colaboração com ferramentas interativas e texto, voz e vídeo; e o uso de repositório único com controle de acesso.

O uso de tais ferramentas favorece a interação e a colaboração e consequentemente acelera e melhora a comunicação, o que contribui diretamente para a melhoria dos resultados dos projetos.

2. As equipes de projetos estão cada vez mais dispersas

Não há argumento contra o trabalho remoto e as suas vantagens de redução de custos e de desperdícios. Agora associe isto ao aumento da qualidade da vida das pessoas, que não precisam mais se deslocar e perder tempo e paciência para reunir fisicamente em algum local. Bingo! É a sua solução para captar recursos especializados para trabalhar nos projetos.

O uso de ferramentas de reunião virtual está se intensificando, muitas são gratuitas e suficientes para equipes pequenas, as pessoas já se acostumaram com o seu uso e não ficam mais constrangidas em falar com câmeras. É só lembrá-las que não é preciso enfrentar trânsito.

O argumento mais forte continua sendo o tempo perdido e o dinheiro gasto com viagens, principalmente as de longa distância.

3. Gestão ágil de projetos

Considero o ágil mais do que uma tendência, mas um fato. É inegável que a aplicação dos processos lentos e complexos do PMBOK continua sendo necessária para grandes projetos, GRANDES projetos, apenas.

A grande maioria dos projetos não demanda tanto esforço que justifique uma abordagem tão ampla.

E o que é o ágil? Programação e reprogramação de resultados e ações necessárias ao seu alcance em períodos curtos e facilmente gerenciáveis, com entregas e aceite e confirmação do atendimento das necessidades a cada ciclo curto.

É uma gestão muito simples e dinâmica com reuniões diárias e semanais de definição, negociação e entregas de produtos intermediários, que só se encerra na entrega do produto final.

A grande vantagem dos métodos ágeis é a negociação e o aceite dos produtos intermediários, o que força as partes interessadas a integrarem-se efetivamente na execução do projeto, otimizando os seus resultados e ao mesmo tempo reduzindo a probabilidade de falhas e erros.

4. Educação à distância
O alcance da Internet com banda larga combinado com a oferta de qualificação em gestão e gestão de projetos derrubou os custos de formação.

Se as pessoas não precisam mais se deslocar para trabalhar em projetos também não precisam mais se deslocar para estudar, e isto é ótimo, porque resulta em ganho daquele tempo que seria desperdiçado nos deslocamentos, sem falar no dinheiro economizado. E assim se derruba o argumento das pessoas de que não há tempo para estudar, porque há.

E a maior parte das pessoas que trabalham com projetos detém a disciplina e a autonomia necessária ao estudo a distancia, o principal fator critico de sucesso.

5. Continua difícil entrar na profissão, virar gerente de projeto, e tem que ser assim

O gerenciamento de projetos é uma arte, não é uma técnica ou um conjunto de técnicas, e não é coisa para amadores.

Quem contrata sabe muito bem disto e vai continuar exigindo experiência comprovada. E a melhor maneira é a acreditação externa dada pelas certificações internacionais do PMI, da OGC, do IPMA e da ABPMP, entidades idôneas, sérias e exigentes, que avaliam não apenas conhecimento técnico mas principalmente ética e capacidade de tomar decisão.

6. Redução no ciclo de vida dos projetos

A mesma redução do ciclo de vida dos produtos que impôs o uso dos métodos ágeis também impõe o encurtamento do ciclo de vida dos projetos. Grandes projetos de longo prazo do passado foram transformados em programas de etapas curtas que precisam ter os seus resultados confirmados para que a próxima etapa seja autorizada. Quer dizer, grandes projetos precisam ser fatiados, é questão de sobrevivência.

O melhor é pensar em projetos de no máximo seis meses, porque as coisas e as expectativas e necessidades das pessoas estão mudando tão rápido que pode não dar tempo. Chega o dia de entregar o produto e o seu cliente já mudou de ideia, já quer outra coisa. Às vezes nem quer mais, já comprou outra coisa que o atendeu.

É imperioso que as entregas sejam realizadas no tempo esperado pelo seu cliente. Vivemos num mundo de intensa concorrência globalizada e o seu cliente tem inúmeras opções de fornecedores, além de você.

7. Aumento da terceirização

A imposição de prazos mais curtos exige acelerar a execução, e a única forma de fazê-lo rapidamente é terceirizar partes para fornecedores especialistas e com tradição e expertise reconhecidas.

Agora coloque-se no lugar do seu cliente. Foi o tempo que você ficava esperando, esperando, esperando…

Fidelidade a fornecedores é coisa do passado. O mundo agora é muito infiel e você também, em relação aos seus fornecedores.

É assim que pensa o seu cliente: atenda-o no tempo certo ou ele vai para a concorrência, e pode não voltar nunca mais.

 

Fonte: Administradores

Um comentário em “Sete tendências no gerenciamento de projetos para 2015

  1. Muito bom. Só espero que meus clientes compartilhem dessa filosofia, pois eu assino embaixo!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: