Entendendo os Papeis dos Profissionais no SharePoint

clip

 

O SharePoint envolve diversos tipos de profissionais que por sua vez assumem diversos papeis, entre eles os principais são: desenvolvedor, infra, designer e usuário avançado. Neste post vou explicar um pouco o papel de cada um deles e suas principais atribuições e falar sobre equipes de projetos SharePoint.

 

Usuário Avançado

Usuários avançados (Power Users) são aqueles profissionais que não tem conhecimentos técnicos avançados de infraestrutura ou desenvolvimento, mas possuem mais conhecimento que os usuários comuns. Eles geralmente são responsáveis por fazer no SharePoint atividades mais complexas as quais os usuários comuns não tem conhecimento e nem acesso.

O SharePoint possui muitos recursos para esse perfil de usuários, algumas atividades feitas por eles são:

  • Criação de sites, listas e bibliotecas;
  • Configuração de listas e bibliotecas com controle de versão;
  • Criação de metadados;
  • Criação de tipos de conteúdo;
  • Criação de workflows;
  • Criação de formulários no InfoPath.

Em projetos as atividades deste perfil muitas vezes é feito pela equipe de desenvolvimento ou de infraestrutura, não sendo necessário alguém específico para isso. Mas depois do projeto em produção, as empresas geralmente possuem algumas pessoas com esse perfil para gerenciar o conteúdo no SharePoint.

Desenvolvedor

O desenvolvedor é o indivíduo que irá customizar o SharePoint com código-fonte, ou sem código-fonte, dependendo do projeto. Geralmente é necessário que este profissional tenha conhecimento em na plataforma .Net, nas linguagens C# ou VB.Net.

Projetos SharePoint geralmente possuem um grande número de horas (grande percentual) de desenvolvimento, já que desenvolvimento são atividades mais demoradas do que as demais, tendo em vista o número de customizações e por isso é a maior parte do projeto

Para um desenvolvedor (ou equipe de desenvolvimento) ter sucesso é necessário que eles tenham amplo conhecimento do produto, para evitar “reconstruir a roda” (não fazer o que já está pronto no SharePoint).

Infra

É o responsável por colocar o ambiente no ar e fazer com que ele continue funcionando. Em ambiente e projetos SharePoint ele é responsável por configurar a farm, criar os web application, configurar os service applications, gerenciar os usuários e demais configurações necessárias.

Parece simples e direto, mas vai muito além disso. Dependo da estrutura, ficará na mão do profissional de Infra projetar para que não haja problemas de performance e permita o crescimento da estrutura Sharepoint da corporação. Tanto em um cenário pequeno quanto em grandes cenários, a infraestrutura é responsável por toda a base do portal Sharepoint.

Designer

O designer é responsável pelo branding (forma que o usuário irá ver/perceber o projeto) e implementação dele no SharePoint.

A alteração do layout do SharePoint não é obrigatória em todos os projetos, mas com certeza será um diferencial para o sucesso do mesmo.

O designer tem nas mãos uma responsabilidade muito grande: fazer algo agradável e funcional ao usuário final. Não adianta ter um projeto bem estrutura, bem programado e tudo bem definido se na percepção do usuário está ruim.

Sharepoint permite integrar pessoas e negócios e usabilidade e um belo design são fatores fundamentais e fazem parte do papel de designer.

Equipe SharePoint

Uma equipe de projetos SharePoint tem que ter, na minha opinião, os três perfils: desenvolvedor, infra e designer, mesmo que algumas pessoas trabalhem com mais de um perfil. Por exemplo um desenvolvedor que realiza atividades de designer, um profissional de infra que realiza atividades de desenvolvedor, e assim por diante.

A equipe pode ser multidisciplinar mas é importante entender e possuir o conhecimento dentro da equipe ou de forma acessível.

Fonte: Blog do Fabian André Gehrke

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: