Certificações do PMI – Qual é a certa para você?

female hands stamping document in office, close up

 

Há 7 PMI certificações para escolher, e pode ser difícil saber por onde começar quando você iniciando sua jornada para obter uma credencial. Você deve optar por um dos certificados mais genéricos, ou ir diretamente para uma qualificação especializada? Em última instância, isso depende do que você quer obter a partir de seus estudos e para onde você enxerga sua carreira indo.

Aqui está o nosso guia rápido para que você defina qual certificação do PMI é a certa para você.

Project Management Professional (PMP)®

Esta é a mais tradicional das certificações do PMI, cobrindo tudo, desde a gestão de riscos, problemas e mudanças até planejamento e gestão de stakeholders. Ela não depende de você ter qualquer conhecimento específico de ferramentas de gerenciamento de projetos (na verdade, nenhuma das credenciais requer isso – elas não são específicas de alguma ferramenta). Reconhecida mundialmente, esta certificação demonstra que você tem a experiência e o conhecimento para ser capaz de gerenciar projetos com sucesso. Você precisa atender a certos critérios de qualificação, incluindo um mínimo de 4.500 horas de trabalho em projetos, por isso não é algo que você poderá obter quando começar em seu primeiro trabalho de gerenciamento de projetos.

Melhor para: gerentes de projeto experientes.

Certified Associate in Project Management (CAPM)®

Este é o certificado de nível de entrada do PMI, e você não precisa ter nenhuma experiência anterior para fazer o exame (embora se você não tiver nenhuma, você vai ter que demonstrar que você, pelo menos, fez alguns cursos de gerenciamento de projetos). É bom se você quer aprender a linguagem da gestão de projetos e demonstrar aos empregadores que você é sério sobre assumir responsabilidades adicionais em projetos.

Em muitas credenciais PMI você tem que se inscrever para um sistema de desenvolvimento profissional contínuo, mas este não é o caso do CAPM. Em vez disso, você recebe uma certificação, que tem a duração de 5 anos. Ao final de 5 anos, você faz um exame de re-certificação para mostrar que você ainda domina os temas de projetos. No entanto, a essa altura você deve ter adquirido experiência suficiente para passar para a qualificação PMP ou um dos outros certificados destinados a pessoas com mais experiência.

Melhor para: novos gerentes de projeto que querem mostrar que estão comprometidos com profissionalismo ao fazer projetos em sua carreira.

Program Management Professional (PgMP)®

Se você gerencia programas, talvez você prefira esta qualificação. Ela mostra aos empregadores que você possui experiência comprovada de trabalho em um ambiente de programas, cuidando de vários projetos e equipes, e auxiliando com entregas estratégicas. Você terá que mostrar que tem experiência em projetos e gestão de programas, e seu pedido será avaliado para garantir que você pode suportar suas declarações com evidências.

Melhor para: gestores de programas que possam comprovar a sua experiência.

Portfólio Management Professional (PfMP)SM

A mais nova credencial PMI no momento é destinada a pessoas que gerenciam um ou mais portifólios de projetos destinados a assegurar que a organização está fazendo os projetos e programas certos para maximizar o investimento estratégico e alcançar os objetivos corporativos. Você também vai precisar comprovar que tem pelo menos 8 anos de experiência profissional de negócios, já que portifólios estão diretamente relacionados a entrega de resultados de negócios. Normalmente, os gestores de portifólios ocupam posições de nível sênior na organização, já que o papel envolve aconselhamento sobre investimentos estratégicos e trabalhar com outras pessoas em cargos executivos para garantir que a empresa toma as decisões certas sobre quais projetos e programas assumir.

Melhor para: gestores experientes de portifólios buscando obter uma credencial para demonstrar a sua competência nesta área.

PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)®

Esta vai ser uma certificação cada vez mais popular, já que metodologias ágeis decolam como nunca antes. Mais e mais empresas estão caminhando para formas ágeis de trabalho. Você vai precisar de demonstrar tanta experiência geral de projeto e experiência específica de projetos ágeis para obter essa credencial. No entanto, você não tem que ser um gerente de projeto para fazer o exame – qualquer pessoa com experiência em projetos ágeis pode se inscrever. Ainda assim, você também vai ter que mostrar que tem pelo menos 21 horas de treinamento formal em metodologias ágeis. Esta certificação mostra sua capacidade de usar os princípios ágeis, práticas, ferramentas e técnicas, assim que espere ser testado sobre estes durante o exame.

Melhor para: qualquer pessoa que queira aumentar sua relevância para o mercado e demonstrar que pode trabalhar em ambientes ágeis – você não tem que ser um gerente de projetos para se certificar.

PMI Risk Management Professional (PMI-RMP)®

Você precisa ter pelo menos 3.000 horas de experiência de projeto de gestão de riscos para tentar obter esta certificação, por isso, não é algo que vai ser relevante para os gerentes de projeto principiantes ou aqueles que não tiveram muita exposição ao gerenciamento de riscos. Nesta certificação, é testada a sua capacidade de identificar e avaliar riscos do projeto e criar planos para mitigar possíveis problemas, além de analisada a forma como você pode maximizar as oportunidades (risco positivo).

Pode parecer como um nicho de qualificação, mas muitas equipes de projeto maiores têm um especialista de risco a bordo para ajudar especificamente a gerenciar o dia-a-dia de risco de projetos estratégicos. Por isso, se isso soa como um plano de carreira que lhe interessa, esta certificação será realmente útil para garantir uma boa posição.

Melhor para: qualquer pessoa que quer se tornar um especialista em risco.

PMI Scheduling Professional (PMI-SP)®

Para se candidatar a esta credencial você precisa ter pelo menos 30 horas de treinamento em desenvolvimento de cronogramas, juntamente com outros requisitos, de modo que os critérios de entrada são rigorosos. Conforme os projetos se tornam cada vez mais complexos, a capacidade de tirar o máximo proveito do cronograma do projeto é essencial para garantir que eles sejam concluídos no prazo, maximizando os recursos disponíveis. Este é mais um título de especialista, o que seria ótimo para você, se você gosta de usar ferramentas de cronograma e aprimorar o seu plano de projeto para tirar o melhor proveito dos recursos disponíveis.

Melhor para: pessoas que querem fazer de cronogramas sua área de especialização.

Estas são as sete certificações atualmente disponíveis no PMI, e elas abrangem tudo, desde as qualificações de nível de entrada até os certificados de especialista. Certamente há algo aqui que se alinha com seus objetivos de carreira – agora tudo que você tem a fazer é descobrir qual buscar primeiro!

 

Fonte: Stakeholder News

2 comentários em “Certificações do PMI – Qual é a certa para você?

    • Olá Eliseu, como vai?

      Existe um conteúdo bem completo sobre todo o processo no site do PMI, assim como diversos materiais na internet.

      Só possuímos materiais específicos para nossos cursos de gerenciamento de projetos, que podem ser contratados na modalidade in-company, ou seja, para uma turma de pessoas da sua empresa ou colegas.

      Caso tenha interesse, favor entrar em contato com: comercial@projectmanager.com.br

      Obrigado e um abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: