Quando um projeto falha

clipp

Quais os principais motivos que fazem um projeto dar errado?

Muitas vezes pensamos tanto no que fazer para um projeto dar certo, que esquecemos que o não atendimento de alguns pontos básicos em gerenciamento de projetos pode fazer com que o projeto desça ladeira abaixo. Portanto, para evitar grandes catástrofes do desenvolvimento do trabalho, eu vou elencar oito causas que se tomado à devida atenção, vai ajudar enormemente o projeto a não tomar esse rumo que ninguém quer.

– 1ª Falha – Entendimento do escopo;

Bom, qualquer trabalho necessita de um objetivo claro e bem definido, e o fato de eu não entender o que precisa ser entregue ao meu cliente pode trazer consequências que vão desde o aumento do custo até uma entrega que não atenda a real demanda.

– 2ª Falha – Crescimento ou alterações descontroladas no projeto (scope creep);

Essa falha acontece justamente quando não damos a devida importância para o item anterior, veja, se eu não tenho um bom entendimento do que preciso realizar no meu projeto, invariavelmente eu vou acabar fazendo coisas além do necessário e do contratado, gerando uma desordem no custo, prazo e recursos do projeto.

Quando surgir a necessidade de qualquer alteração no escopo, o Gerente de Projetos precisa realizar o controle integrado de mudanças, a fim de evitar o crescimento desordenado das entregas.

– 3ª Falha – Falta de apoio (Patrocínio);

Quando a empresa resolve iniciar um novo projeto, o mais obvio seria que a equipe executiva desse o apoio devido e o empowerment necessário para a equipe do projeto realizar os trabalhos, porém um dos motivos que mais levam os projetos ao fracasso é justamente a falta desse apoio, a equipe executiva não dá autoridade para tomada de decisões, ou mesmo, passam por cima das decisões do escritório de projetos.

– 4ª Falha – Acreditar no ambiente perfeito para o trabalho;

Podemos resumir essa falha simplesmente como “excesso de otimismo”, muitas vezes durante o planejamento do projeto, planejamos o ambiente perfeito para a execução dos trabalhos, não consideramos porém que problemas, contratempos e erros possam acontecer, e isso acaba gerando muitos retrabalhos desnecessários que poderiam ser evitados se tivéssemos considerado que vivemos num mundo imperfeito e cheio de riscos.
solicitada pelo cliente

– 5ª Falha – Comunicação pobre;

Não existe nada pior, e mais simples de se resolver do que falha na comunicação, eu digo sempre que a comunicação precisa ser um processo de duas vias, o falar e o escutar, e claro, sempre, mas sempre elencar todas as pessoas que estão envolvidas no projeto e distribuir a mensagem certa para o grupo ou a pessoa certa. Também precisamos tomar os devidos cuidados em ter uma comunicação clara, precisa, com um nível de entendimento aceitável para o destinatário dessa mensagem, tenho absoluta certeza que com uma comunicação eficaz, com informações precisas para as pessoas certas, uma boa parcela das falhas pode ser evitada.

– 6ª Falha – Não planejar;

Abraham Lincoln já dizia:

“Se eu tivesse 9 horas para cortar uma árvore, passaria 6 horas afiando o meu machado”.
Lincoln sabia da importância de investir mais tempo preparando e planejando do que simplesmente executar um trabalho.

Investir tempo em um bom planejamento e no preparo de qualquer projeto, com certeza, faz com que se economize em tempo lá na frente, e evita muitos retrabalhos.

– 7ª Falha – Não realizar gestão de mudanças;

Você evita mudanças no seu projeto? Na maioria dos casos, somos tendenciosos a evitar ou a fugir das mudanças, porém, não existem apenas mudanças prejudiciais, existem também as mudanças que são oportunidades de melhorias para o projeto, o que precisamos fazer é gerenciar essas mudanças de uma forma que consigamos aproveitar as mudanças boas e minimizar as que são prejudiciais, afinal de contas, mudanças sempre vão ocorrer.

– 8ª Falha – Falta de liderança;

Para qualquer tipo de trabalho, precisa existir a figura do líder, e não estamos falando de “chefe”, estamos falando de liderança, aquela pessoa que vai dar o direcionamento certo ao time, aquele que vai desenvolver a equipe e contribuir para a evolução do projeto, que vai pensar no coletivo, no bem comum a todos, o líder verdadeiro está cada vez mais escasso, e a falta dessa liderança positiva, gera rejeição dos integrantes da equipe e leva o projeto para o fracasso.

Esses foram os tópicos da série de oito falhas que levam os projetos a fracassarem no seu desenvolvimento e se conseguirmos minimizar seus efeitos, é quase garantido que teremos menos tempo com dor de cabeça e mais tempo para executar um trabalho bem feito.

 

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: