Dicas de Estudo para a Certificação em Gerenciamento de Projetos

clip

 

 

Queira você um certificado para benefício pessoal, porque você está procurando uma nova carreira ou simplesmente porque seu empregador se ofereceu para pagar por ele, para você como gerente de projeto, não faltam opções. Há uma abundância de certificações básicas, avançadas e específicas de metodologias que você pode buscar. E com 58% dos profissionais de gerenciamento de projetos dizendo que possuem uma credencial de alguma metodologia internacional, seu currículo ficará nua sem uma também.

OK, então você irá atrás de sua certificação. Provavelmente já passou um longo tempo desde que você esteve em uma sala de aula, e a ideia de ter que fazer um exame real pode ser assustador. Relaxe. Algumas dicas de estudo lhe ajudarão a reduzir as dificuldades, então aqui estão minhas 5 principais sugestões para retornar à sala de aula.

1. Entenda as suas razões para estudar

Lembre a si mesmo, por que você quer fazer isso? Seja muito claro sobre para o que você está estudando. Não estou falando do assunto do estudo, e sim da verdadeira razão por que você quer esta certificação. Será que o seu empregador exigir isso? Você acha que você vai ter um aumento de salário ou um emprego melhor como resultado? Seja qual for a razão, esta é a sua motivação. Se você não pode responder a essa pergunta, você deve se afastar do formulário de inscrição curso imediatamente, já que você provavelmente vai lutar para se manter nos estudos.

2. Prepare um calendário

Estudar não é fácil. O estudo suga tempo e energia, e a única maneira que eu encontrei para gerir esta situação é preparar um calendário. Planeje o seu tempo de estudo da mesma forma que planejaria um projeto. Defina marcos (“eu vou ler o capítulo sobre gestão de risco até o final do mês”). Crie uma lista de tarefas. Marque as coisas que já estudou. Vá em frente – você sabe que você vai adorar essa parte de ser um estudante novamente.

3. Estude regularmente

Seja em todas as noites durante um curso de curta duração ou semanalmente ao longo de vários meses, você deve manter o seu plano para apoiar uma meta de sentar-se em um exame no futuro próximo. Caso contrário, você vai descobrir que seu curso se aproxima e você vai estar sentado na sala de aula perguntando por que todo mundo sabe tudo sobre a Gerenciamento de Mudanças e você não. Ah, isso mesmo, você não manteve o seu plano e agora tem que correr atrás do prejuízo para ter uma mínima chance de sucesso no exame.

4. Pare de estudar!

Há um ponto em que seu cérebro não pode aceitar mais nada! Não fique acordado até tarde na noite anterior ao exame tentando decorar mais um processo. Você vai se beneficiar muito mais de um início de noite relaxante, um bom chocolate quente e um pouco de sono decente. Seja a pessoa que aparece alerta e preparada para o exame, não aquela que aparece vestindo roupas de ontem e segurando uma bebida energética. Não só não é uma boa imagem, mas não é amigável para o cérebro também.

5. Planeje também para o exame

Não é suficiente simplesmente estudar os conceitos. OK, isso vai torná-lo super conhecedor da metodologia e capaz de aplicar todos os temas a seus projetos na vida real também, mas você ainda corre o risco de não o passar o exame. Por quê? Porque você precisa saber como passar no exame, e não apenas decorar o material será coberto no exame.

Consiga alguns exames de prática e faça-os em condições cronometradas (como será no dia do exame). Da mesma forma que você pode melhorar a sua capacidade de resolver palavras cruzadas se praticá-las com freqüência, você pode aumentar sua chance de obter o seu certificado, se você praticar a realização do que o exame. Aprenda como os examinadores pensam e entenda qual linguagem é comumente usada em perguntas e como se espera que você as interprete.

Se é um exame de livro aberto, conheça os caminhos para achar as informações nos manuais, para que você não perca tempo procurando as coisas. Colar abas nos principais itens lhe ajudará a rotular suas páginas com informações-chave e encontrá-las rapidamente.

Estudar não tem de ser assustador, e há uma abundância de benefícios para se manter firme e obter sua certificação.

 

Fonte: Stakeholder News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: