Gerenciamento de projetos é fundamental para o sucesso

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A partir do momento em que uma empresa decide investir em determinada região, ela precisa se atentar a uma série de aspectos. Entre os elementos principais está a elaboração de uma estratégia de aproximação com as partes interessadas no projeto, detalhando os impactos que serão proporcionados pelo empreendimento. Essa é uma das recomendações feitas pelo gerente de projetos da Celulose Riograndense, Otemar Alencastro. O dirigente detalhou como a companhia conduziu essa situação em seu plano de expansão, em evento promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado (Senge-RS).

“Tão importante quanto ter as licenças ambientais e de operação é ter uma licença social. É fundamental ter a confiança da sociedade para operar”, aponta Alencastro. Nesse sentido, o dirigente destaca que, em 2005, antes mesmo de oficializar o investimento na ampliação, a Celulose Riograndense começou a intensificar as relações com a comunidade que vive próxima à sua planta, em Guaíba. Foram criados fóruns itinerantes, que percorriam bairros na cidade e também em Porto Alegre. As reuniões eram feitas com associações de bairros, igrejas, representantes do legislativo, do executivo e do judiciário.

Além disso, foram realizadas pesquisas para saber quais eram as principais dúvidas e conceitos que as pessoas tinham sobre a empresa. Atualmente, as consultas públicas seguem sendo feitas, a cada 30 dias, em Guaíba. Desse contato com a população, segundo Alencastro, surgiram diversas iniciativas, entre elas, a definição das obras de compensação no entorno da fábrica. “Fizemos o plano de mobilidade urbana com a comunidade, pavimentando 12 quilômetros de ruas, fazendo avenidas no entorno, colocando calçadas e trazendo melhorias no saneamento local”, explica.

Ele enfatiza que a construção dessa relação com os stakeholders deve ser permanente. “Não pode ser uma prática feita apenas em um mês ou uma semana, é um processo de longo prazo que precisa ser permanente”, enfatiza. Nesse contexto, Alencastro menciona que a boa relação com a vizinhança rende frutos na hora de negociar com os clientes.

 

Fonte: Jornal do Comércio

 

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