Gestão de projetos muda realidade de empresas

gp

Uma excelente gestão de projetos pode parecer algo distante da realidade das empresas, sendo muitas vezes deixada de lado por questões que ficam em segundo plano, como os trabalhos rotineiros e recorrentes.

O gerenciamento de projetos têm relação direta com a capacidade das empresas de atingirem suas metas, justamente porque os projetos atuais necessitam da união de esforços aplicados de forma integrada para serem realizados com êxito. Em diversas ações das empresas, é necessário um projeto, direcionando esforços temporários para produzir determinado produto, serviço ou resultado único.

Isso faz com que o gestor de projetos passe a ter um papel crucial dentro das organizações, é ele que coordenará essas ações, além de realizar o gerenciamento de riscos envoltos nesses.

Para gerenciar não basta apenas um profissional altamente capacitado, são necessárias ferramentas e técnicas para realização.

Para se ter ideia da relevância de ter essa área bem resolvida, existem dados que apontam que com uma boa gestão de projetos, os prazos reduzem em até 50% e os custos em até 10%. Ocorre também melhoria dos resultados operacionais e financeiros, com diminuição de custos fixos e/ou variáveis, eliminação de perdas, aumento de receitas e vendas.

É imprescindível que o gerenciamento de projetos deverá estar alinhado com outros setores da empresa, já que apenas o esforço do gestor e uma ferramenta adequada não são suficientes para garantia de retornos. É necessário também uma adequação na cultura empresarial, com a conscientização que a implantação interferirá diretamente nos resultados finais.

Outro ponto relevante é a pertinência que as ações estejam adequadas à órgãos internacionais, como é o caso da Project Management Institute (PMI) – instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais da área, é a maior associação do gênero no mundo e tem entre seus principais objetivos a formulação de padrões profissionais, além de gerenciar conhecimento por intermédio da investigação e promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação.

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: