3 estratégias de mobile marketing para alavancar as vendas de sua franquia

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Mobile Marketing ou marketing para dispositivos móveis, como por exemplo tablets e smartphones, abrange o desenvolvimento de aplicativos, site mobile, bluetooth marketing, SMS marketing, dentre outros. De acordo com uma pesquisa da ABI Research, o Brasil  estará entre os quatro principais mercados de smartphones em 2018. Isso reflete uma tendência mundial irreversível de hiperconectividade, em que as pessoas estão e estarão cada vez mais acessando a internet nos momentos em que estão na rua, como por exemplo no trajeto de casa ao trabalho e nos momentos de micro ócio, como durante um espera para ser atendido em um consultório médico.

Diante deste cenário, preparamos 3 estratégias de mobile marketing que auxiliarão sua unidade franqueada a aproveitar este crescente aumento do número de smartphones no Brasil e vender mais:

1 – Site adaptado para os dispositivos móveis

Para quem não sabe, uma versão móvel de um site conta com layout mais fácil de ser navegado quando o usuário está usando um tablet ou smartphone. As maiores diferenças na navegação no computador e em dispositivos móveis estão nos seguintes itens: tamanho da tela (em tablets são menores e no smartphones, menores ainda), dificuldades de digitar (em dispositivos móveis não há teclado físico, salvo raras exceções) e a função touchscreen (que ainda não está presente em computadores). Uma versão móvel de um site garante mais conforto ao usuário na hora de navegar por meio de smartphones ou tablets.

Ter um site adaptado para dispositivos móveis é sem dúvida o primeiro passo para uma boa presença mobile de uma empresa, pois é a experiência que o cliente tem na versão mobile do site da empresa que irá direcioná-lo e incentivá-lo a interagir com a empresa em outros meios. Portanto, se a rede de franquias da qual você pretende investir ou já é franqueado, ainda não tenha adotado o site mobile, é importante que você levante esta questão junto ao franqueador. Ter o site da sua rede de franquias, da qual você faz parte adaptado aos dispositivos móveis, permitirá a você, como franqueado, adotar outras estratégias relacionadas que auxiliarão a alavancar as vendas da sua franquia.

2 – Cadastro de sua Unidade Franqueada no Foursquare

Foursquare é uma rede social de geolocalização que permite marcar e compartilhar lugares visitados. Ao chegar em determinado local, a ferramenta permite que o usuário faça um check-in, para compartilhar com os amigos o local e/ou estabelecimento em que esteve, escrevendo dicas e críticas sobre o local visitado.

Trata-se de uma poderosíssima ferramenta de boca a boca virtual, pois permite ao usuário não só compartilhar a visita ao seu estabelecimento, comentando sobre a qualidade de seus produtos e/ou serviços e atendimento na própria ferramenta como também, caso o usuário tenha vinculado as contas, compartilhá-la em redes como Facebook e Twitter. Isso faz com que mais amigos vejam e interajam na postagem, gerando assim um enorme burburinho positivo em torno de sua loja, sem que você tenha que pagar nada por isso. A ferramenta permite ainda a fidelização de clientes, através da criação de promoções para que clientes mais assíduos ganhem, por exemplo, um brinde ou desconto em determinados produtos.

3 – Bluetooth Marketing

Bluetooth é uma tecnologia de transmissão de dados via ondas de rádio. O Bluetooth Marketing é uma ótima ferramenta para divulgação de promoções e ações interativas em geral. É possível oferecer, por exemplo, às pessoas que estão passando em frente a sua loja ou stand promocional, descontos, materiais educativos, jogos, wallpapers, etc, tudo através do smartphone da pessoa. E o melhor, não é invasiva já que o envio de propaganda é condicionada a aceitação do usuário, mediante ativação do modo bluetooth do seu smartphone. Usar cartazes com a expressões do tipo “Ative o Bluetooth do seu celular para receber vantagens exclusivas”, costumam surtir um bom efeito neste caso.

O funcionamento é simples, basta que sua empresa tenha um computador no PDV, se este computador não tiver um adaptador Bluetooth instalado, basta utilizar um dongle Bluetooth, também conhecido como “chaveiro bluetooth”. A partir daí, é instalado também um software que fará o disparo das mensagens.

 

A utilização destas estratégias fará com que os produtos e/ou serviços oferecidos por sua franquia chegue a seus clientes de maneira mais eficaz, trazendo assim maior dinamismo ao negócio. Porém cabe ressaltar, que estas estratégias somente deverão ser empregadas, em uma unidade franqueada, se houver consentimento do franqueador, pois isso pode, de certa forma, interferir nas normas de padronização da rede. Portanto antes de adotá-las apresente-as ao franqueador.

E você, o que achou destas dicas? Já utiliza algumas das estratégias citadas em sua unidade franqueada? Conte pra gente, comente!

 

Fonte: Guia do Franchising

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