O futuro da intranet é mobile

Futuro-01

A aquisição da Nokia pela Microsoft reforça o impacto gigante do mobile para a história da tecnologia e das empresas. É o fim da hegemonia do PC e a chegada de um novo mundo digital carimbado pelo móvel, pelo local e pelo social.

Pequenas empresas, corporações com muitas filiais e franquias espalhadas por todo o país geralmente sofrem para manter uma boa comunicação entre suas unidades, mesmo hoje, na era da comunicação online. Se essa comunicação não ocorre de maneira eficiente as perdas podem ser imensas:  perda de prazos de contratos e até o repasse de mensagens diferentes ao consumidor final, são um dos exemplos.

Muitas vezes, com a finalidade de garantir a eficiência dessa comunicação, as empresas criam cartilhas, planos de venda, de marketing e metas para os revendedores e isso tudo impresso, gastando além de muito papel também rios de dinheiro, investimento que poderia ser aplicado mais eficientemente em outra área.

Mas, tudo isso pode ser resolvido de uma maneira bem simples: um aplicativo mobile. Especialistas afirmam: “O futuro da intranet é mobile” e hoje, muitas empresas já estão migrando suas plataformas de comunicação interna para o celular e o tablet.

O motivo para esta mudança – que só tende a aumentar seu número de usuários- são duas das características principais desses sistemas: interatividade e instantaneidade. Esta última talvez sendo a mais importante, já que muitas vezes pelo tempo que se demora para enviar todo o material para gráfica até enfim distribuir entre todas as franquias faz com que, tais informações ali contidas já estejam desatualizadas. Com o aplicativo, a comunicação fica mais fácil, a distribuição de informações mais rápida, evitando qualquer problema pela falta desta.

Porém, para desenvolver uma intranet através de um app com tamanha potencialidade, é necessário investimento. O que estas grandes empresas fazem é distribuir a suas sedes os aparelhos necessários: tablets e smartphones. Além disso, há também o custo do desenvolvimento do aplicativo, que podem variar de acordo com as funcionalidades demandadas pela empresa e os de manutenção.

Porém, todo esse investimento vale e muito a pena! De acordo com o CEO dessas mesmas empresas os benefícios foram tantos que em cerca de 3 meses o investimento havia sido recuperado.

A utilização desse novo tipo de sistema já foi testado em supermercados, postos de gasolina e até mesmo em shopping centers.

A intranet como rede social dentro das empresas já é muito utilizado em computadores desktop, porém é chegada a hora de também migrá-la para a plataforma mobile, a interatividade proporcionada por este último auxilia até para melhorar a imagem da organização perante seus clientes e funcionários.  Através destes aplicativos a internet é totalmente potencializada.

O mundo corporativo já está virando totalmente mobile e a sua empresa também não pode ficar de fora dessa nova tendência.

Fonte: APP.TA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: