Estilos de liderança em diferentes fases da formação de equipes de projetos

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Hoje vou falar sobre o estilo de liderança de um gerente de projetos em diferentes fases de formação da equipe.

Antes de passarmos adiante, é muito importante você saber a diferença entre um líder e um gerente, porque eles têm características bastante diferentes.

É bem possível que você possa ser um bom líder, mas não um bom gerente e vice-versa.

Como gerente de projeto, você deve ter duas qualidades: não só você tem que liderar a sua equipe, mas também gerenciar seu projeto de forma eficiente.

Líder

Os líderes têm seguidores que compartilham a mesma visão.

Um líder sempre lidera seus seguidores, e os envolve com a sua tarefa. Um líder motiva e influencia os seguidores a fazer o trabalho .

Gerente

Enquanto os líderes têm seguidores, os gestores têm subordinados que seguem as ordens. Gerentes gerenciam a equipe com poder de autoridade, e os controla, a fim de completar a tarefa.

Papel do Gerente de Projetos

Como gerente de projeto você deve ter ou desenvolver as qualidades de um líder, bem como as de um gerente, porque você tem que liderar e gerenciar sua equipe para completar o projeto com sucesso.

As qualidades de liderança são necessárias em projetos, já que não é garantido que você vai sempre trabalhar em organizações estruturadas por projetos. Às vezes você pode ter que trabalhar em uma organização matricial fraca ou organização matricial balanceada, onde sua autoridade será limitada. Nesses casos, você vai precisar de qualidades de liderança para influenciar e motivar os membros da equipe.

Ainda que liderança e gestão não são as mesmas coisas, eles são complementares entre si. Se você falhou em qualquer uma delas, você pode enfrentar muitos problemas para completar o seu projeto com sucesso.

Estilo de Liderança do Gerente de Projeto

Agora, vamos chegar ao ponto.

De acordo com Bruce Tuckman, existem cinco estágios de desenvolvimento da equipe: Formação, Confronto, Normatização, Desempenho, e Término. Estes estágios são conhecidos como estágios Tuckman.

Em cada etapa, o comportamento dos membros da equipe será diferente, e o gerente de projeto tem que agir em conformidade.

Vamos discutir o papel do gerente de projeto em cada fase da formação da equipe.

Fase 1: Formação

Nesta etapa, a equipe acaba de ser formada e os membros não se conhecem. Os membros da equipe não têm compreensão adequada sobre as suas funções e responsabilidades, e tendem a trabalhar de forma independente.

Aqui, o gerente do projeto terá que trabalhar em um estilo autocrático ou de direcionamento para gerenciar os membros da equipe, caso contrário, haverá confusão e caos em toda parte.

Fase 2: Confronto

Esta é a segunda fase após a formação. Nesta etapa, os membros da equipe começam a conhecer uns aos outros e começam a entender seus papéis e responsabilidades, mas criam disputas internas por atenção ou por exibir qualidades.

Aqui, os membros da equipe ainda precisam de comando sólido de liderança para mantê-los alinhados. Nesta etapa, o gerente do projeto será um pouco menos autocrático do que no estágio de formação. Ele irá exibir um estilo de liderança de coaching.

Fase 3: Normatização

Nesta etapa, os membros da equipe têm bom entendimento sobre as suas funções e responsabilidades, começam a trabalhar juntos, e ajustar seus hábitos e comportamento de forma a apoiar a equipe.

A partir do momento que os membros da equipe começam a entender uns aos outros e são claros sobre suas expectativas, o gerente do projeto será mais liberal. Aqui, o gerente de projeto irá agir como um líder facilitador.

Fase 4: Desempenho

No estágio de execução, os membros da equipe começam a trabalhar como uma equipe. Eles são interdependentes e ajustaram-se uns aos outros. Agora eles são uma equipe de alto desempenho, e podem trabalhar sem qualquer supervisão especial.

Aqui, os membros de a equipe trabalham como uma equipe e estão perfeitamente alinhados uns com os outros, portanto, eles exigem um acompanhamento mínimo. Nesta etapa, o gerente de projeto atua em um estilo Laissez-Faire, ou como um líder de apoio.

Laissez-Faire é uma palavra francesa que significa “não interferir” ou “deixar fazer”. Liderança Laissez-Faire é também conhecida como liderança delegativa. Neste estilo de liderança, o gerente do projeto confia em membros de sua equipe e lhes permite trabalhar livremente.

Este estilo de liderança é útil quando os membros da equipe são muito qualificados, experientes e capazes de trabalhar de forma independente.

Fase 5: Término

Nesta etapa, o projeto está concluído, e a equipe está liberada ou delegada para outro projeto.

Aqui, mais uma vez, o gerente de projeto irá atuar em um estilo laissez-faire.

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