SharePoint e e-Learning – Você sabe o que é AVA?

clipping

AVA, ou Ambiente Virtual de Aprendizagem, são softwares que possibilitam a montagem de cursos que sejam acessíveis pela internet.  O e-learning – propriamente dito – é um formato de educação a distância, com suporte na internet, mais usado pelas empresas para treinamentos de suas equipes e seleção de funcionários. Seu diferencial em relação aos diversos AVA’s é que seu foco consiste em organizar e disponibilizar materiais didáticos, ou seja, não deixa de ser um repositório de documentos.

O SharePoint, por ser uma plataforma pensada para colaboração, é uma excelente opção para disponibilizar um material de qualidade de forma leve e de fácil acesso. O SharePoint permite que o material seja discutido de forma organizada, e que os documentos de estudo sejam editados por cada um dos envolvidos. O SharePoint permite, portanto, total interação, participação e colaboração.

Veja abaixo os benefícios do SharePoint para os processos de e-learning:

Acesso controlado e Organização

O SharePoint permite que os alunos personalizem seus ambientes de aprendizagem e organizem seus materiais da maneira mais adequada as suas necessidades. Em sua forma mais básica, permite estruturar cursos e módulos de aprendizagem para que estes possam, fácil e eficientemente, ser entregues e acessados pelas equipes.

Disseminação de Informação

Possibilita compartilhar materiais de aprendizagem, que pode ser em forma de materiais didáticos, incluindo notas, apostilas e leituras de fundo. Permite a integração de mídia rica, como vídeos e podcasts, assim como a capacidade de criar e inserir o conteúdo totalmente interativo.

Ferramentas de Comunicação

O SharePoint facilita a comunicação entre equipes, instrutor e aluno, etc. Essa comunicação é o apoio a realização dos cursos e organização na elaboração de material didático. Este é o lugar onde calendários e calendários online mostram as principais etapas e eventos no âmbito do curso (prazos para apresentação, por exemplo).

Ferramentas de colaboração

A grande vantagem do SharePoint são as diversas ferramentas disponíveis para colaboração, controle de documentos, e etc. Os instrutores e alunos podem compartilhar e mover os documentos dentro dos módulos de aprendizagem. Na última versão do SharePoint 2010, melhorou ainda mais seus recursos de colaboração em documentos armazenados na web, porque permitem aos alunos trabalharem simultaneamente em qualquer lugar que estejam, sem necessidade de software Office em seus computadores, abrindo e editando esses documentos diretamente no navegador.

Instrumentos de avaliação

Este recurso é o que mais se associa com um AVA. Instrutores devem ser capazes de criar pacotes que são compatíveis com SCORM usando as ferramentas de autoria e enviá-los automaticamente para os alunos, individualmente ou em grupos. O recurso de aprendizagem, muitas vezes contêm unidades de aprendizagem que podem incluir questionários e testes.

Analítica

Formas de análise completa as características comuns de um AVA , pois permitem que os instrutores e administradores analisem informações sobre os alunos, os acessos aos cursos, a frequência e ainda de que forma utilizaram os recursos disponíveis. Em alguns casos, também é possível uma análise granular sobre quais as partes do curso foram mais e menos utilizados, que podem apoiar a reflexão sobre a eficácia de diferentes recursos de aprendizagem.

Fonte: Terra Forum

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: