TRÊS HABILIDADES MANDATÓRIAS PARA GERENTES DE PORTFÓLIO

blogSeria o gerenciamento de portfólio o próximo passo certo na sua carreira? Aqui estão as principais habilidades que você precisa – e como desenvolvê-las – para levá-la ao próximo nível. Gerenciando a nível de projeto e programa não é mais suficiente para as organizações bem-sucedidas. Cada vez mais é necessário uma perspectiva de nível executivo para garantir que esses projetos estarão ligados aos objetivos de negócio.

Gerenciamento de portfólio permite que uma organização tenha uma visão holística de um grupo (ou grupos) de seus projetos para melhorar o retorno sobre o investimento (ROI) e alinhamento estratégico. De acordo com a pesquisa Pulse of the ProfessionTM 2012 do PMI, as organizações que se descreveram como altamente eficaz na gestão de portfólio aumentaram a média do número de projetos que satisfizeram ou excederam seu ROI previsto em aproximadamente 30 por cento, em comparação com aqueles que se descreveram como minimamente eficaz no gerenciamento de portfólio.

“As empresas estão olhando para gestão de portfólio”, diz Doc Dochtermann, PMI-SP, PMP, gerente de portfólio, Xerox State Healthcare LLC, Sacramento, Califórnia, EUA. “haverá um enorme crescimento nesta área ao longo dos próximos cinco anos.”

O Gerenciamento de portfólio está ganhando força – mas isso não significa necessariamente que você deve dar o próximo passo? Aqui estão três habilidades indispensáveis que todo profissional de gerenciamento de projeto ou programa precisa ter para enxergar o todo.

1. Pensamento Voltado ao Negócio no Alinhamento Estratégico
Uma das principais prioridades para os gestores de portfólio é alinhar os projetos do portfólio com as metas organizacionais. Mas as organizações raramente têm toda a sua estratégia escrita em um só lugar.

É onde a perspicácia empresarial ajuda o gerente de portfólio a colocar os participantes chave da organização juntos, chegar a uma orientação estratégica e dar prioridade aos projetos de maior valor.

Desta forma, como você desenvolve sua perspicácia nos negócios para tratar com o nível executivo? Fale com os gerentes seniores que pode identificar o que é importante nos níveis mais altos. “Há normalmente um gerente sênior, como um CIO, CTO ou CPO, que entende a intenção da organização a longo prazo, metas, indicadores e estratégias”, diz Dochtermann.

“Examine as operações em toda a organização”, acrescenta Paul Osman, PMP, da Deloitte Consulting, Melbourne, na Austrália. “Saia debaixo das asas do negócio. Saindo de finanças, política e processo de pontos de vista. Entender o mercado que a empresa opera”. Ele também sugere formação profissional, incluindo cursos on-line do PMI, ou educação formal, como um Master of Business Administration (MBA).

2. Know-How da Gestão Financeira
Gestores de portfólio devem ser capaz de gerenciar vários orçamentos de projetos de uma só vez. Como tal, uma forte gestão financeira é essencial para prever com sucesso e obter sucesso em cada projeto em paralelo, diz Christine Downer, PMP, gerente de portfólio técnico da American Express, em Toronto, no Canadá. Gestores de portfólio devem possuir a capacidade de ajudar os executivos a priorizar o gasto com base na estratégia da organização ou objetivos em curso, diz a Sra. Downer.

Pete Nathan, PMP, gerente sênior de portfólio de projetos do escritório de gerenciamento de projetos da Gulfstream Aerospace Corporation, Savannah, Georgia, EUA, acrescenta que os gestores de portfólio devem realizar um excelente trabalho de medição, monitoramento e reporte do valor do portfólio para a organização.

“Para ganhar know-how dentro da gestão financeira, comece a entender os projetos aprovado, seus custos planejados e real”, diz Dochtermann. “Praticantes de gerenciamento de projetos são mais focados em escopo e cronograma do que nas finanças.”

3. Não Falhar na Gestão de Risco
Na Avaliação de Risco da PricewaterhouseCoopers em 2012, executivos globais colocaram fatores externos – incluindo “turbulência econômica, convulsões políticas e efeitos em cascata de desastres naturais” – no topo de sua lista de riscos de um portfólio. Evitar que eles afundem todo o conjunto de projetos deve ser a prioridade máxima para gerentes de portfólio. “A falta de gestão de riscos do portfólio poderia levar a um impacto negativo sobre projetos individuais, por não conseguir entregar a estratégia de negócios”, diz Osman.

Mr. Nathan diz que a identificação precoce – e, de preferência, a mitigação – de problemas e riscos do portfolio, leva ao sucesso, tanto quanto de negócios e conhecimento financeiro.

Para mostrar suas habilidades de gerenciamento de risco o Sr. Dochtermann sugere obter a certificação PMI Risk Management Professional (PMI-RMP) ® e compartilhar idéias com outros profissionais através da Comunidade de Prática de Gerenciamento de Riscos do PMI.

Fonte: PMI Brasil e-Link Setembro 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: