Os Benefícios do SharePoint!!!

blogO SharePoint originalmente nasceu com o intuito de organizar as informações não estruturadas das empresas, ou seja, arquivos e documentos como, por exemplo, doc, xls, pdf, jpg, etc. Estes arquivos normalmente ocupam grande parte do espaço de um servidor de arquivos, nas empresas e tiram o sono da equipe de infra, isso porque, são facilmente duplicados, e enviados por e-mail, fato este que aumenta potencialmente o espaço ocupado no servidor e consequentemente o volume de backup a ser feito diariamente.

O problema ainda maior dos servidores de arquivo, é localizar os documentos, encontrar a informação num momento critico, e ter certeza que é a ultima versão.

O SharePoint oferece ai um grande diferencial, e um grande ganho, tanto para os administradores e equipe de infra, como para o usuário final, aquele que precisa da informação precisa e atualizada em momentos críticos!

O SharePoint consegue estruturar e indexar estes arquivos, e ainda, a centralizar as informações num único local, diminuindo ai consideravelmente o fluxo de arquivos transmitidos entre departamentos por e-mail, Messenger etc. Possibilita ainda que esta informação seja vista por seus clientes e ou fornecedores, com o devido tratamento e política de acesso.

O SharePoint é, portanto, um facilitador de acesso as informações corporativas, de maneira simples organizada, e segura… Você já imaginou ter que disponibilizar para o seu cliente acesso a parte do seu servidor de arquivos? Claro que não!

No SharePoint isso é possível, imagine o seguinte cenário:
Você trabalha numa empresa de contabilidade e precisa que mensalmente os seus clientes tenham acesso as planilhas e relatórios financeiros… Obviamente a primeira opção que vem a mente é, vou enviar isso por e-mail, uma vez por mês e “finito”, acabou seus problemas!
O que ele vai fazer com isso já não é um problema seu certo? Não, errado! Além de você não ter garantias de que a informação esta chegando para seu cliente, você pode ter problemas de compatibilidade, de versões, de e-mails digitado errado, com anexo errado, etc.

Agora imagine que este seu cliente não teve nenhum problema em acessar o seu e-mail, que tudo foi feito da maneira correta… Mas imagine que o computador deste seu cliente esta com um vírus, algo bem comum alias, e este vírus simplesmente envia uma cópia de tudo o que ele recebe na sua caixa postal para o indivíduo que o criou? Pronto, olha que legal você tem um cidadão tendo acesso a informações sigilosas suas ou do seu cliente de presente na sua caixa postal.

O SharePoint foi concebido para substituir esta velha maneira de trabalhar. No SharePoint você e seus clientes têm sempre a informação que precisam de maneira rápida e segura, além disso, possibilita que você tenha um controle de versão sobre estes documentos! Você pode ainda integrá-lo com as necessidade específicas do seu negócio, podemos dizer até que você tem um repositório de documentos, que se adapta aos processos da sua empresa, mas não para por ai!

O SharePoint é uma aplicação web baseada em Asp.Net, ou seja, com um pouco de conhecimento nos modelos do SharePoint, qualquer programador pode customizar e conceber novas funcionalidades de acordo com a suas necessidade.

O SharePoint é a nova plataforma de entregas (front-end) da Microsoft, o que isso significa? Significa que ele está totalmente integrado a tudo que a Microsoft tem desenvolvido, como por exemplo, família Office – o SharePoint é parte da família Office, Project Server, Live communications, CRM, CMS enfim… Tudo o que a Microsoft tem feito, terá como cara o SharePoint.

O SharePoint é uma ferramenta extremamente simples, e fácil de utilizar e pronta para se conceber novas funcionalidades, seja através de webparts, seja por um workflow de aprovação, ou desenvolvimento Asp.Net puro, o SharePoint é uma plataforma pronta pra se criar ferramentas das mais variáveis formas e possibilidades.

Abaixo destaco as principais utilidades do SharePoint:
• Repositório de documentos e imagens (com controle de versão)
• Trabalho colaborativo por meio de sites de projetos e departamentos
• Webparts ou “módulos” prontos de: enquetes, fóruns, blogs, wikis, formulários, listas e calendários
• Mecanismo de Busca: que consegue buscar por palavras-chave, dentro e fora de qualquer arquivo da família Office.
O SharePoint é, portanto, um “canivete suíço” por assim dizer, que tem como objetivo possibilitar que os próprios usuários, entenda aqui, pessoas normais que não fazem idéia do que é um “for each”, construam suas próprias ferramentas do dia a dia, seja uma equipe de marketing, que precisa aprovar uma campanha, coletando assinaturas e aprovação do cliente, ou um departamento de almoxarifado, que possui processo definido de solicitação, compra e entrega de matérias de escritório.

Fonte: Blog Humel
Autor: Diego Humel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: