O que é SharePoint?

blogO SharePoint é uma plataforma É um ambiente pronto e preparado para seus objetivos. Ele é representado por um site dinâmico e muito flexível. Designers e programadores podem alterá-lo para chegar a necessidade esperada.
O SharePoint é um CMS. Ele é um site que pode ser alterado sem necessidade de programação. Além disso possui uma infraestrutura de permissões, configuração, etc.
O SharePoint é uma ferramenta de Enterpriese 2.0. Ele é um ambiente que propicia a implantação de várias aplicações que comunicam e relacionam entre si. É possível organizar arquiteturas que definam políticas e estruturas que permeiam todas as ferramentas da empresa.
O SharePoint é uma ferramenta de gestão de documentos. Este é um ponto forte. O SharePoint é totalmente integrado com o Office, com isso pode-se, por exemplo, criar um documento no word, salvar diretamente no SharePoint, que pode, por exemplo, já ser deslocado para aprovação do financeiro; obter dados de outro banco de dados; ser indexado para entrar em busca, e etc. Num ponto de vista mais macro, pode-se criar tipos de documentos organizados hierarquicamente com arquitetura de metadados e por aí vai.
O SharePoint é uma ferramenta para acompanhamento de processos. É possível criar workflows e associa-los a documentos ou mesmo a páginas do site. Por exemplo, quando um designer altera um componente do lugar, um workflow é disparado, com isso esta alteração só ocorre de fato quando a equipe de marketing aprova. A máquina de workflow é automática. Fluxos podem ser criados por dentro do próprio SharePoint ou desenvolvendo no Visual Studio, de acordo com a complexidade do fluxo.
O SharePoint é uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão, como FrontEnd de BI. É possível ver planilhas do Excel, gráficos e indicadores dentro do SharePoint, construídos de forma simples. É uma plataforma bastante grande que envolve muitos conceitos empresariais e é bastante flexível e fácil de usar.
O SharePoint é uma plataforma de colaboração. Colaboração vem do inglês “Collaboration”. Isto significa algo como realizar uma tarefa de trabalho, com maior preocupação em garantir que o resultado tenha qualidade para seguimento do processo.
Traduzindo: Colaboração é algo como fazer o trabalho direito, sem passar bolas quadradas para os outros.
Pois então, o SharePoint é uma plataforma que tenta garantir que as pessoas façam melhor suas tarefas e passem as bolas com maior qualidade. Isto é difícil. O SharePoint não faz isto sozinho. É necessário alguém para pensar e arquitetar a plataforma, processo e método para aumentar a colaboração.
O SharePoint possui vários repositórios colaborativos que podem ser criados sem necessidade de programação. Bibliotecas de documentos, de formulários, fórum, blog e outros. Eles são muito flexíveis e facilmente conectáveis. E para não transformar esse monte de conexões e flexibilidades em um caos, o recurso de busca do SharePoint é fundamental. Aliás, a quantidade de lixo empresarial que é criada é gigantesca, essencialmente em empresas sem plataformas colaborativas.
O SharePoint é uma plataforma de colaboração de propósito genérico. Isto significa que o SharePoint em si não tem um objetivo prático inerentemente pronto. Alguém precisa entender o SharePoint e a empresa para criar soluções. Soluções de gerenciamento de projetos, compras, timesheet, chamados e qualquer outra coisa colaborativa.

Fonte/Autor: Anselme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: